O Especial Emergência Climática destaca duas produções norte-americano e um filme realizado na França.
O longa “Arrasando Liberty Square”, de Katja Esson, acompanha como a comunidade em Miami torna-se o marco zero para a gentrificação climática. Liberty Square abrigou um dos mais antigos projetos de habitação pública segregada dos EUA. Agora, com a subida do nível do mar, os terrenos mais elevados do bairro tornaram-se valiosos para a especulação imobiliária, criando um mercado especulativo no bairro historicamente negro.
Vencedor do prêmio de melhor documentário de cineasta estreante no Festival de Tribeca, “Filhos do Katrina” o furacão Katrina não apenas destruiu grande parte da cidade de Nova Orleans em 2005, mas também mudou para sempre a vida de muitos jovens. Entre estes, o diretor do filme, Edward Buckles Jr., na época com 13 anos. A obra dá voz aos que foram expulsos de suas casas e abandonados pelo governo da época.
Já o longa francês “Uma Vez Que Você Sabe” parte do possível colapso ambiental, anunciado por cientistas desde os anos 1970 diante do crescimento que ignora a finitude dos recursos naturais, para indagar: como se adaptar a essa catástrofe? A obra, dirigida por de Emmanuel Cappelin, foi eleita como melhor documentário no Festival de Hong Kong.
A 13ª Mostra Ecofalante de Cinema promove o debate “Emergência Climática: A Era das Cidades Resilientes”, com as participações de Nilto Tatto (ambientalista, administrador e político brasileiro), Thaynah Gutierrez (administradora pública formada pela FGV-EAES), Marina Helou (Deputada estadual pela Rede Sustentabilidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e mediação da jornalista Daniela Chiaretti, na sexta-feira, 2 de agosto às 20h00 na sala 2 do Reserva Cultural, após a exibição de “Arrasando Liberty Square” (EUA, 2023, 86’) , que vai passar na mesma sala, na sessão anterior das 18h15. Os debatedores vão falar sobre os muitos projetos de cidades resilientes que estão sendo formulados e como é imperativo se pensar em políticas públicas que não agridam os direitos humanos.
O tema da emergência climática está presente ainda em diversos títulos selecionados para outras seções do festival: Panorama Internacional Contemporâneo, ISA Internacional Contemporâneo, Competição Latino-americana, Competição Territórios e Memórias, Concurso Curta Ecofalante, Sessões Especiais, e Programa Ecofalante Universidades.
O evento
Reconhecido como o mais importante evento sul-americana para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 13ª edição apresentando 122 filmes, representando 24 países.
As projeções, os debates e os encontros ocupam diversos espaços culturais da cidade de São Paulo e estão agendados para o período de 1º a 14 de agosto, com entrada franca. A cerimônia de abertura, para convidados, acontece em 31 de julho.
A 13ª Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Dirigido por Chico Guariba, o evento tem patrocínio do Itaú, Mercado Livre, Spcine e Prefeitura de São Paulo. O evento conta com o apoio da White Martins e da Synergia Socioambiental; e apoio institucional do Instituto Francês, WWF, Programa Ecofalante Universidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A produção é da Doc & Outras Coisas, com coprodução da Química Cultural e parcerias do Instituto Akatu, Autossustentável, eCycle, Green Me, Greenpeace, Iniciativa Verde, Instituto Socioambiental, Observatório do Clima e The Climate Reality Project Brasil. É uma realização da Ecofalante, ProAC ICMS, Governo de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A Ecofalante é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, atua na formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais, além de produzir seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade. A Ecofalante é responsável também pela plataforma de streaming gratuita Ecofalante Play, voltada a educadores, e o Ecofalante Universidades, programa de extensão educacional.
Todas as informações sobre exibições e demais atividades do evento podem ser encontradas na plataforma: www.ecofalante.org.br.