Fotos: Gabi Mara e Melissa Bessa
Vídeos: Luís Eustáquio Gianotti
Muita gente fugiu do Carnaval de 2025 praticando aquatrekking em Itararé.
A cidade vem investindo e ampliando as opções do segmento de turismo de aventura, que cresceu muito nos últimos anos.
Recentemente a prefeitura promoveu uma parceria com a agência Galera Trip, especializada em atividades ao ar livre.
A agência realiza a prática do aquatrekking no Rio da Vaca, localizado em uma propriedade particular. Os turistas participam de atividades que combinam trilhas, explorações e travessias aquáticas.
Segundo Edilson Moraes, secretário de Turismo de Itararé, “o aquatrekking é uma experiência fantástica que une o sentimento da caminhada pelas trilhas com o desafio de caminhar, nadar e flutuar pelas águas. A sensação final da atividade é de espírito renovado”.
O secretário reforça que a parceria entre o poder público e empresas do setor é essencial para expandir as opções de lazer, atrair mais visitantes e, consequentemente, impulsionar a economia local.
“A colaboração com iniciativas privadas permite que novos atrativos sejam criados e divulgados, fortalecendo a imagem da cidade como um destino turístico. Isso não apenas traz benefícios para os visitantes, mas também movimenta hotéis, restaurantes, comércios e serviços, gerando empregos e renda para a população”, concluiu o secretário.
A expectativa da agência Galera Trip é que a nova atividade impulsione o turismo de aventura em Itararé e se torne um atrativo regular para visitantes que buscam experiências de turismo de aventura com estrutura e segurança.
Para Renan Estevam Almeida Luiz, proprietário da Galera Trip, a prática do aquatrekking representa um avanço significativo para o turismo da região.
“Acredito que temos muito a agregar ao turismo local. Operar em atividades de aventura que sejam ideais para toda a família sempre foi um dos nossos objetivos. E, muito em breve, teremos mais novidades, incluindo o retorno do tão aguardado boia-cross”, adiantou.