14 de fevereiro de 2025

Na linha de dispensar funcionários e automatizar os serviços, a Chick-fil-A está testando dois novos conceitos de restaurante — um drive-thru de quatro pistas com uma cozinha no andar superior e uma loja para pedidos digitais — e se tornou a mais nova rede a tentar fazer com que os clientes deixem de ir ao restaurante.

O drive-thru está programado para abrir em Atlanta no ano que vem. Os clientes podem fazer pedidos antecipados pelo aplicativo Chick-fil-A e depois receber suas refeições em uma das duas pistas dedicadas para pedidos móveis ou fazer pedidos normalmente por uma pista de drive-thru regular. A cozinha desse modelo tem quase o dobro do tamanho típico. Para levar a comida da cozinha até os clientes, o restaurante usará uma correia transportadora aérea com calhas nas laterais, um sistema semelhante ao que já existe em alguns restaurantes, de acordo com a empresa.

O local de retirada é exatamente isso: os clientes fazem o pedido com antecedência e depois vão até a loja para retirar seus pedidos. Está programado para abrir na cidade de Nova York no ano que vem e foi projetado para locais urbanos com muito tráfego de pedestres.

O Chick-fil-A (uma das maiores redes de fast-food americanas[1] e a maior em sua especialidade, os sanduíches de frango).

Em 2023, a rede de fast-food superou o Mc Donald’s nos EUA, vendendo quase US$ 22 bilhões em seus mais de 3.000 restaurantes.

Cerca de 60% do faturamento do Chick-fil-A veio dos drive-thrus, o que levou a empresa a investir em drones para capturar imagens aéreas e estudar as filas — da mesma forma que os times assistem aos próprios jogos no dia seguinte para melhorar o desempenho nas próximas partidas.

Para se ter uma ideia do quanto o jogo dos drive-thrus é valioso nos EUA, cerca de 43% dos pedidos em fast-foods americanos são feitos por esse meio, o que gera cerca de US$ 140 bilhões anuais.

De olho nesses dados, a Chick-fil-A está buscando ao máximo estudar esse mercado, e vem dando resultados: uma unidade em Rockford, Illinois, aumentou suas vendas de drive-thru em 50% em 2022 após contar com a ajuda dos estudos das imagens capturadas pelos drones.

Isso tudo levou a fast-food a abrir uma franquia em Atlanta exclusiva para drive-thru, com uma cozinha no 2º andar e 4 filas pra carros.  Essa unidade pode atender até 700 carros por hora.

Autor

Por Portal das Cidades

O Portal das Cidades é um site de entrevistas e notícias da região de Itapetininga, num novo formato interativo com as plataformas digitais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Portal das Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading