Um drone kamikaze russo destruiu um sistema de foguetes de lançamento múltiplo HIMARS de fabricação americana na região de Zaporozhye, informou o canal do Telegram ‘The Wrong Side’, citando uma fonte anônima. O video foi divulgado por veículos de comunicação russos.
A Guerra se intensificou após a autorização do presidente norte americano Joe Biden autorizar o lançamento de mísseis de longo alcance fornecidos à Ucrânia pelos EUA contra alvos dentro do território Rússo. Biden autorizou o uso das armas de longo alcance após declarações do presidente eleito Donald Trump que acabaria com a Guerra da Urânia em 24 horas – informação bem recebida pela Rússia, que abiru a possibilidade de uma negociação para acabar com a guerra.
Na terça-feira (19/11) seis foguetes ATACMS de fabricação norte-americana foram lançados na região de Bryansk e nesta quarta-feira (20/11) vários mísseis Storm Shadow de fabricação britânica foram disparados na região de Kursk, área russa atualmente ocupada por tropas ucranianas.
A resposta de Moscou foi o primeiro lançamento na história de um míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia.
A guerra que já traz grandes prejuízos para a europa, agora pode tornar-se global.