Tão surpreendente quanto o anúncio de Simone Marquetto não ser mais candidata, foi a ausência do prefeito Jeferson Brun ao lado da deputada federal.
Simone falou da desistência no aniversário de Itapetininga (05/11) durante um encontro com cerca de 15 prefeitos e lideranças da região, realizado no salão do Hotel Colonial Flat.
Quando Simone anunciou sua candidatura à deputada federal, no dia 25 de março de 2022, estava de mãos dadas com Jeferson, até então, seu fiel escudeiro.
Na ocasião ela não poupou elogios ao vice, que assumiria o seu lugar na prefeitura.
Na última quarta-feira , Jeferson não esteve presente.
No ano passado Simone também não foi vista na campanha de Jeferson para a reeleição.
Mas logo após a vitória de Jeferson, com 64% dos votos, a deputada federal demitiu vários assessores parlamentares. E adivinhem o que aconteceu?
Jeferson nomeou os assessores na prefeitura.
Simone anunciou que não será candidata a cargos estaduais ou federais e também afirmou que não disputará a Prefeitura de Itapetininga em 2028. Mas não falou que não irá lançar ou apoiar um candidato(a) a prefeitura.
Pelo visto a “maldição do vice” ainda paira sobre Itapetininga.
Nos últimos 40 anos da nossa história tivemos inúmeros confrontos políticos de prefeitos contra seus vices. Isso aconteceu com José Carlos Tardelli e Edson Giriboni, Tardelli e Zito Prestes, Ricardo Barabará e Roberto Ramalho, Ramalho e Geraldo Macedo, Luiz Di Fiori e Hiram Júnior.


