Marcos é corretor de seguros e , há algum tempo, faz um trabalho para a socialização da filha Alice, uma autista nível três de suporte não verbal.
Alice acompanha o pai no trabalho, em caminhadas pela cidade, nas compras de supermercado e tudo é postado no perfil do instagram diariamente.
No perfil do instagram @marcospaidaalice ele criou um espaço de troca de experiências e incentivo à socialização de autistas.
Em um depoimento emocionante para o Portal das Cidades, Marcos compartilhou alguns de sues desafios e aprendizados na criação da filha. Para ele, o maior obstáculo não estava no mundo exterior, mas sim dentro de si mesmo.
Segundo Marcondes “o desafio maior está dentro da gente mesmo”, devido ao medo inicial de sair com a filha em público devido a possíveis crises. No entanto, ele ressaltou que a sociedade de forma geral tem sido bastante inclusiva, com poucos incidentes.
“Acho que o maior obstáculo é dentro da gente mesmo”, reiterou ele. “A partir do momento que a gente aceita, tudo vai correndo de uma maneira mais assertiva.”
A aceitação do diagnóstico é um processo difícil e demorado, mas fundamental para criar um ambiente acolhedor e seguro para a criança autista , aponta Marcondes.
“Ao isolar o filho, na tentativa de protegê-lo, os pais acabam impedindo que ele vivencie experiências e desenvolva suas habilidades sociais” conclui o pai da Alice.