O prefeito Rodrigo Manga foi afastado do cargo por determinação da Justiça Federal nesta quinta-feira (6). A decisão tem validade de 180 dias, período em que o vice-prefeito Fernando de Oliveira assumirá o comando do Executivo municipal.
A informação foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal, pastor Luis Santos, durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (6).
O afastamento ocorre no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar possíveis irregularidades em contratos da área da saúde no município. Um dos alvos dos mandados de busca e apreensão foi o Paço Municipal de Sorocaba.
De acordo com a PF, as diligências têm o objetivo de reunir provas sobre supostos desvios de recursos públicos e fraudes em contratos firmados com uma Organização Social (OS) responsável pela gestão de serviços de saúde da cidade.
A operação é um desdobramento da “Operação Cópia e Cola”, deflagrada em abril deste ano, que investiga uma organização suspeita de desviar verbas públicas destinadas à saúde em diversos municípios paulistas.
Além de Sorocaba, os agentes da Polícia Federal também cumpriram mandados de busca e apreensão em uma residência de um empresário em um condomínio de luxo em Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba.
Até o momento, não há informações sobre o total de mandados cumpridos nem sobre o montante de recursos supostamente desviados. A Prefeitura de Sorocaba e os demais investigados ainda não se manifestaram oficialmente sobre o caso.


