A professora Josefa Santana de Jesus, da Diretora de Ensino Região Itapetininga, trabalha na escola Eureni de Souza Vieira, localizada no bairro da Chapadinha.
Ela é responsável pela sala de recursos e pelo trabalho de itinerância, que permite uma maior flexibilidade na abordagem pedagógica.
Josefa destaca a importância de entender as necessidades individuais de cada aluno, especialmente aqueles que vêm de um contexto rural.
A professora também enfatiza a importância da comunicação não verbal, especialmente para alunos com dificuldades de fala. Ela conta uma história sobre um aluno que, ao tentar se comunicar, deu um soco em seu nariz. Em vez de reagir negativamente, Josefa buscou entender o motivo do comportamento do aluno, descobrindo que equela atitude dele era uma forma de agredecimento.
Ela acredita que a educação especial é sua vida, não apenas seu trabalho. Por isso Josefa se dedica a ajudar alunos com necessidades especiais, mesmo fora do ambiente escolar.
Ela compartilha uma história em que ajudou uma mãe e seu filho em crise em um shopping center.
A professora Josefa é um exemplo inspirador de dedicação e empatia na educação inclusiva.
Seu trabalho demonstra a importância de entender as necessidades individuais de cada aluno e de buscar formas inovadoras de ajudá-los a se desenvolver.
Alunos aprendem com as inovações do professor Rogério
O professor Rogério Franco Muniz conta a história de uma estudante com dificuldades de concentração e desenvolvimento de operações matemáticas e alfabetização. Para ajudá-la, ele introduziu o macramê como uma forma de desenvolver a concentração e a alfabetização.
A estudante não apenas se concentrou e aprendeu, mas também desenvolveu um gosto pelo empreendedorismo, ajudando sua família com a renda.
Ela passou a fazer chinelos decorados e pulseiras, e até mesmo a ensinar outros alunos sobre artesanato.
O pofessor Rogério acredita que é importante olhar para as crianças com deficiência com um olhar de potencialização e incentivo, em vez de um olhar arcaico e imposto.
Ele defende uma educação mais leve e estimulante, que permita que as habilidades de cada um sejam desenvolvidas.