A campanha Janeiro branco visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
Ela acontece no primeiro mês do ano para que às pessoas fiquem atentas durante o ano todo.
O Portal das Cidades escutou o Psicólogo Felipe Bernardes sobre a importãncia do cuidado da Saúde Mental.
“A Campanha é muito importante para que possamos conseguir quebrar alguns paradigmas, alguns tabus socialmente estabelecidos, que acabam negligenciando tratamentos e o cuidado efetivo para com diversos transtornos que são muito comuns, como depressão e transtorno de ansiedade”, explica Felipe.
Para o psicólogo, “boas maneiras de entender o que pode ser feito é, por exemplo, conversar sobre suas próprias emoções e estar aberto para escutar sobre emoções e sentimentos de outras pessoas ao seu redor. Talvez isso possa fazer a diferença”.
“Muitas vezes, em nome de objetivos, em demanda que a gente tem que se mostrar forte, tem que conquistar, a gente pode acabar trilhando um caminho de adoecimento. Então, estresse, relações familiares, dificuldades, frustrações, insegurança financeira dependendo de como a gente encara essas situações, pode levar a um adoecimento.” alerta Bernardes.
“A instituição do janeiro branco de conscientização de saúde mental é para tirar essa venda do olho do povo brasileiro, que enxerga muitas vezes como frescura, como algo desnecessário (no meu tempo não existia !) questões de saúde mental, e isso causa sofrimento na vida de muitas pessoas que poderiam estar bem melhor” conclui.