Imagens de Pedro Morais e Richard Rodrigues Nunes Filho
Em um café da manhã realizado nesta quarta-feira (17/12), na sede do Coletivo Memória e Democracia (SP), lideranças e apoiadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) se reuniram para uma confraternização que marcou a reafirmação dos ideais progressistas da legenda.
O evento teve a participação de representantes de diversos municípios do interior de São Paulo e focou o resgate “do trabalhismo histórico e da defesa do Estado Democrático de Direito” segundo palavras de Tarcísio Tadeu, presidente estadual do PTB.
O PTB está passando por uma “refundação”, voltando às origens do trabalhismo histórico brasileiro, ligado a Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.
Valter Paixão, Secretário de Comunicação da Executiva Estadual de São Paulo, destacou a importância de difundir as ideias que alicerçaram o desenvolvimento brasileiro. “O grande berço do nosso desenvolvimento foi a industrialização. Eu mesmo venho dessa formação; fui ferramenteiro e trabalhei na Mercedes-Benz. Sei o que é o ambiente fabril”, afirmou Paixão, reforçando a conexão do partido com a classe trabalhadora.
Pautas sociais e combate ao fundamentalismo
Paixão expressou preocupação com o atual cenário político, mencionando ameaças à democracia e a influência do fundamentalismo religioso no Legislativo. Para o secretário, o foco do parlamento deve ser o desenvolvimento social e a produção, e não apenas pautas de costumes conservadoras que, segundo ele, ocultam interesses de grupos que exploram a fé do povo para projetos políticos de poder.
“Precisamos de um Brasil que valorize quem produz, buscando o bem-estar social e o ser humano como objetivo maior no meio da evolução tecnológica”, defendeu.
Defesa das mulheres e do meio ambiente
O Secretário de Comunicação do Partido Trabalhista também deu ênfase a temas urgentes da agenda contemporânea, como o Combate ao Feminicídio: ”As mulheres precisam de igualdade de oportunidades e, sobretudo, do direito à vida”, afirmou.
Ele destacou que o partido também reafirmou seu compromisso com a Justiça Climática e seu repúdio ao que chamou de “PL da devastação ambiental”, defendendo o direito das futuras gerações a um planeta habitável.
Convocação para 2026
Ao encerrar o evento, o presidente estadual Tarcísio Tadeu anunciou que o PTB promoverá, no primeiro trimestre de 2026, o Encontro Estadual do Trabalhismo.
O objetivo é aprofundar o debate sobre o resgate das figuras históricas de Getúlio Vargas, Leonel Brizola, João Goulart e Darcy Ribeiro.
“A casa está aberta para quem deseja unir e não dividir. Queremos construir uma sociedade do bem-estar social com pessoas simples de alma e espírito agregador”.


