O Portal das Cidades entrevistou a Capitã Fabiane Paineli , do 22° Batalhão da Policia Militar do Estado de São Paulo, para dar as dicas de segurança neste Carnaval.
Veja as orientações da Capitã Fabiane.
Nessa época do ano, muitas pessoas acabam viajando e as casas ficam vazias. Existe o risco de incidência de furto à residência.
Para que isso não ocorra, a polícia militar pede para que os vizinhos se ajudem. Conversar com alguém que seja da sua confiança, um vizinho ou um familiar, que possa ir na sua casa diariamente, para entrar na casa, observar se está tudo certo dentro da casa e recolher o material do correio, por exemplo.
O contato com os vizinhos fortalece as pessoas e o seu vizinho também estará fortalecido.
Neste Carnaval a polícia Militar vai fazer sua parte, está envolvida nessa grande Operação Carnaval. Faça sua parte também , cuidando da sua segurança e das pessoas próximas. Vamos ajudar uns aos outros.
Quando for manusear o celular, é importânte observar o ambiente em que você está.
Não manuseie de uma forma que vai tirar a sua observação em relação ao ambiente: faça observações rápidas, manuseie rapidamente, somente para aquilo que é mais importante, a necessidade imediatoa, e depois guarde o celular em local seguro.
Evite ” ficar no celular”, jogando ou se destraindo no momento em que você está no seu carro.
Observe o ambiente, sempre observe o ambiente que você está.
Antes de entrar em casa observe se há alguém na redondeza, se há um carro parado que não faz parte daquele ambiente.
Haja com responsabilidade. Se for beber, não dirija. Se for dirigir, não beba. Coordene com seus amigos para o motorista não beber na ocasião. Ou então, vá de táxi ou mesmo vá a pé, se tiver condição.
Os seus filhos são sua responsabilidade .
Você sabe exatamente onde o seu filho está? Sabe exatamente com quem ele está? E qual a intenção que essa pessoa tem com o seu filho? Ele sendo menor de idade, ele está sob sua responsabilidade.
Hoje também há um risco muito grande em relação a colocarem alguma coisa na bebida da pessoa que está em grandes eventos. Portanto, pense antes de autorizar a saída do seu filho, pense nos possíveis riscos que ele sofrer e converse muito para que ele tenha cuidado e percepção do ambiente em que estiver.
Se seu filho for criança , lembre-se que ele depende de você, não tem consciência ainda para se cuidar sozinho. Não solte a mão do seu filho e não o perca de vista. Sempre esteja junto dele!
Oriente seu filho sobre para quem ele deve ligar, caso aconteça alguma coisa. A Polícia atende pelo 190.
Oriente o seu filho para não conversar com estranhos e que ele saiba o que deve fazer em uma circunstância de risco.
Veja todas as dicas na entrevista completa da Capitão Fabiane Paineli , do 22° Batalhão da Policia Militar do Estado de São Paulo.