Nesta quinta-feira (06/03) aconteceu a solenidade comemorativa dos 254 anos de existência da Câmara Municipal de Itapetininga, com a presença de vereadores e ex-vereadores, do Deputado Edson Giriboni , do prefeito Jeferson Brun e demais autoridades.
Fundada em 1771, a Câmara Municipal de Itapetininga é uma das mais antigas do Brasil , sendo palco de debates e decisões que impactam diretamente a vida dos cidadãos.
O jornalista Silas Guering Cardoso destacou que “É um momento histórico na vida de Itapetininga dentro do processo de resgate dessa tradição esta sessão solene é o primeiro passo que mostra que temos uma história riquíssima a ser preservada”
O presidente da Câmara , Bispo André Bueno, iniciou seu discurso falando que ” Essa história de 254 anos lembra não só a câmara Mas lembra também a nossa cidade. A cidade foi fundada e quatro meses depois foi instalada a nossa a nossa Câmara Municipal”.
“Quem não sabe de onde veio também não sabe para onde vai ” destacou o presidente. André Bueno destacou que ” é importante a gente dar uma olhada para trás e ver da onde tudo isso aconteceu. Da onde veio e é por isso que nós estamos aqui hoje, para lembrarmos dos 254 anos de instalação da Câmara Municipal de Itapetininga, no dia 3/03 de 1771, por três homens valorosos que como vereadores começaram a escrever a história desta casa de leis: foram eles Miguel Fernandes Abreu, José Rodrigues Guimarães e Sebastião Rodrigues de Quevedo”.
A Câmara de Itapetininga foi instalada para que o governo da então Vila de Itapetininga fosse legalizado.