1 de outubro de 2025

Em Itapetininga, a Etec Darci Pereira de Morais, localizada no Bairro da Chapadinha, destaca-se por oferecer inúmeras opções ao ensino técnico e por preparar os alunos para as demandas do mercado local e global. As inscrições para o vestibulinho já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 3 de novembro.

Segundo a coordenadora Joseane Feuzicaua a Etec oferece cursos que atendem às necessidades específicas das empresas da região. “Antes de abrir os cursos, nós fazemos uma pesquisa no mercado de trabalho. Vimos à necessidade de profissionais em logística, por exemplo, devido à presença de transportadoras e empresas como o Mercado Livre”, explicou.

Joseane Feuzicaua é Coordenadora dos Cursos de Ensino Médio, Administração, Comércio Exterior, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos da Etec Darci Pereira de Morais.

A instituição aposta na união do ensino médio com o técnico, uma combinação que, de acordo com a coordenadora, oferece aos estudantes uma vantagem competitiva.

“O aluno que só fez o ensino médio não tem as mesmas habilidades que o aluno que fez um curso técnico. Ele sai com conhecimento técnico, preparado para o mercado de trabalho”, afirma Joseane.

Cursos e diferenciais

A Etec Darci Pereira de Morais dispõe de uma ampla gama de cursos em diferentes períodos:

  • Manhã: Ensino Médio com Administração, Recursos Humanos, Marketing e Segurança do Trabalho.
  • Tarde: Comércio Exterior, Informática para a Internet e o novo curso de Cuidador ao Idoso.
  • Noite: Serviços Jurídicos, Desenvolvimento de Sistemas e o novo curso de Logística.

Joseane enfatizou que a escolha dos cursos não é aleatória, mas baseada em um estudo aprofundado do mercado local. A área de Recursos Humanos, por exemplo, é altamente promissora em Itapetininga, que conta com cerca de 83 escritórios contábeis. Já o curso de Comércio Exterior, trabalha mirando empresas com abrangência global.

“Escolhi o Comércio Exterior porque é um curso que está muito atual e é global. É muito mais fácil de entrar no mercado de trabalho”, diz Isabelli Vitória, aluna do Curso de Comércio Exterior. Ela destacou que o curso a fez “abrir os olhos” para a importância do conhecimento da economia, das tarifas e do câmbio.

Preparando o profissional do futuro

Além de fornecer conhecimento técnico, a Etec da Chapadinha investe em competências comportamentais e no desenvolvimento de um perfil proativo e criativo nos alunos. “O mercado quer alguém autônomo. Nós preparamos o aluno para ser protagonista, para saber trabalhar com o conhecimento que ele adquiriu”, afirma a coordenadora.

A escola de inovadores da instituição, por exemplo, fomenta o empreendedorismo e a criatividade, incentivando os estudantes a agirem como se fossem donos de seus próprios negócios.

Inscrições e perspectivas futuras

O crescimento econômico de Itapetininga, segundo Joseane, está diretamente ligado à qualificação profissional. “Quando a mão de obra é qualificada, a economia tende a melhorar”, concluiu.

Ela reforçou o convite para que os interessados visitem a Etec e participem da FETEC, a Feira de Tecnologia da escola, uma excelente oportunidade para conhecer de perto o trabalho desenvolvido.

As inscrições para o vestibulinho devem ser feitas pelo site oficial

vestibulinho.etec.sp.gov.br .

Essa é uma grande oportunidade para que os jovens de Itapetininga e região invistam em sua educação e futuro profissional, com a certeza de estarem se preparando em uma instituição que valoriza tanto o conhecimento técnico quanto as habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

 

Autor

Por Portal das Cidades

O Portal das Cidades é um site de entrevistas e notícias da região de Itapetininga, num novo formato interativo com as plataformas digitais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Portal das Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading