Por Rafael Francis
Fotos Sofia Marques
O Ponto de Cultura Casa Opoca de São Miguel Arcanjo (SP) está integrando o Comitê Gestor do Pontão de Cultura Matrizes Amazônicas, reforçando seu compromisso com a preservação e valorização das manifestações culturais da Amazônia.
A participação marca um passo importante na construção de políticas culturais voltadas para a diversidade e a sustentabilidade das tradições amazônicas.
O Pontão Matrizes Amazônicas é uma iniciativa que reúne diversos agentes culturais com o objetivo de promover o diálogo entre comunidades, fortalecer práticas culturais locais e ampliar o acesso à cultura. Como membro do comitê gestor, a Casa Opoca tem um papel estratégico na definição de diretrizes, planejamento de atividades, na Coordenação de Educação Cultural e articulação com outros atores culturais da região.
“Esse convite reflete o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos ao longo dos anos e reforça nosso compromisso em atuar como ponte entre as comunidades tradicionais e as políticas públicas culturais”, afirmou Rafael Francis, um dos representante do Ponto de Cultura, que divide essa função com outros dois coordenadores, um deles é Daniel Knob e a outra coordenadora está nas mãos de Paula Daniel Fogaça.
O Comitê Gestor do Pontão Matrizes Amazônicas é composto por representantes de diferentes segmentos culturais e sociais, assegurando a pluralidade de vozes e a representatividade dos diversos territórios que compõem a Amazônia. Em sua formação temos agentes culturais do Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Tocantis, além, é claro de São Paulo onde está localizado o Ponto de Cultura Casa Opoca.
As reuniões do comitê acontecem semanalmente, de forma online, e conta com a presença de lideranças, mestres de saberes, representantes de órgãos culturais, os jovens agentes cultura viva e os coordenadores. Na ocasião, são definidas as prioridades de atuação para o próximo ciclo de atividades, com foco na preservação do patrimônio imaterial, no mapeamento de outros coletivos ligados às matrizes amazônicas, oficinas artísticas e na valorização das expressões culturais amazônicas.
Essa parceria com o Instituto Pontal de Marabá (PA) reafirma o papel do Ponto de Cultura Casa Opoca como agente de transformação cultural e social, fortalecendo redes colaborativas e contribuindo para o protagonismo das comunidades amazônicas no cenário cultural brasileiro.