Policiais da Dise/Dig com apoio da GCM de Itu efetuaram a prisão de dois indivíduos por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
As investigações já estavam em andamento e apuravam que em uma chácara na cidade de Itu estava sendo cultivada droga tipo maconha em estufa com ambiente controlado de luminosidade e temperatura.
Durante meses os policiais permaneceram em monitoramento, a fim de descobrir o local onde os entorpecentes eram cultivados e armazenados.
Nas campanas foi possível visualizar que um dos investigados realizava diversas vendas, sendo que algumas dessas transações, inclusive, foram filmadas pelos agentes.
Ressalta-se que parte dos entorpecentes produzidos eram remetidos a Itapetininga para revenda a uma clientela selecionada, ou seja, de alto padrão aquisitivo.
Um dos investigados preso em Itapetininga era o responsável por extrair óleo de maconha, utilizando para tanto uma prensa que foi devidamente apreendida.
Na chácara utilizada pelos suspeitos, foram localizados cerca de 30 tijolos de maconha, flores da mesma substância que possui uma alta concentração do princípio ativo respectivo, diversas porções de droga sintética conhecida por MDMA, embalagens comumente utilizadas para acondicionar os entorpecentes, além de óleo de maconha.
Considerando que as substâncias eram mantidas em estufa, os policiais encontraram durante as buscas ar condicionado, painéis solares, umidificadores, ventiladores, material reflexivo térmico e tubulações.
Ao final os suspeitos, drogas, veículo utilitário utilizado para transporte das drogas e objetos foram encaminhados a delegacia, onde foi confeccionado auto de prisão em flagrante por infração ao art. 33, “caput” e art. 35, da Lei 11.343/06.
Os suspeitos permanecem presos à disposição da justiça e da respectiva audiência de custódia, sendo que as investigações prosseguem no sentido de identificar outros membros da organização criminosa voltada ao comércio espúrio.