Na sessão da Câmara Municipal de Itapetininga desta segunda feira (24/03) a vereadora Júlia Nunes apresentou o Projeto de Lei 34/2025,que visa combater os maus-tratos a animais, com foco especial naqueles mantidos em correntes. O projeto de lei busca iniciar o movimento “Itapetininga sem Correntes”, visando erradicar essa prática cruel.
Realidade Alarmante
A proposta da vereadora está baseada numa realidade preocupante: a maioria dos casos de maus-tratos a animais ocorre dentro de residências, onde os animais estão vulneráveis e sem escapatória. Muitos sofrem em silêncio, presos a correntes por longos períodos, expostos às intempéries e privados de alimentação adequada.
Pedido de Vistas
Embora reconhecido por todos os vereadores como um projeto importante, houve muito questionamento. As vereadoras Catarina Nanini e Marina Nalesso, por exemplo, questionaram a aplicação na zona rural, onde os cães fazem a proteção das propriedades. Após diversos questionamentos, o vereador Mário Carneiro pediu vista do projeto, para análise e ajustes. O projeto volta a ser discutido após 6 dias de prazo regimental da Câmara Municipal de Itapetininga.