27 de março de 2025

Nesta quinta-feira (01/01), durante solenidade na Câmara Municipal de Itapetininga, Jeferson Brun (Republicanos) foi empossado prefeito em seu segundo mandato.

A reeleição de Jeferson Brun com 64% dos votos dos itapetininganos consolidou politicamente o prefeito como uma nova grande liderança política da cidade.

A vitória na eleição foi de Brun, que não contou com o apoio da Deputada Federal Simone Marquetto, da qual Brun era vice prefeito antes de Simone assumir sua cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.

Brun conseguiu reunir onze partidos políticos em torno da sua candidatura a reeleição e um exército de 220 candidatos a vereador. Dentre os partidos que apoiaram Jeferson , está a União Brasil , de Edson Giriboni, que assume neste ano uma vaga na Assembléia Legislativa como Deputado Estadual.

Bispo André é eleito presidente da Câmara

Também nesta quinta feira (01/01), o veterano Bispo André (reeleito vereador pelo partido Republicanos) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Itapetininga. Bispo André é um político experiente e teve unanimidade dos votos para presidente da Câmara.

A nova mesa para o Biênio 2025/2026, ficou composta da seguinte forma:

Presidente Bispo André Bueno, Vice Presidente Ge de Araújo, Primeira Secretária Catarina Nanini e Segunda Secretária Christiane Siqueira.

Na nova composição da Câmara Municipal de Itapetininga, o prefeito Jeferson Brun tem ampla maioria dos vereadores.

Foram oito veredores reeleitos da base do mandato anteior do prefeito: Miguel Turmeiro (Novo),  Bispo André Bueno (Republicanos); Uan Moreira (MDB),  Zé da escola (Republicanos),  Matheus Ribeiro (PSB), Ge de Araujo (PP), Cris Cardena (PSD) e Catarina Nanini da Guarda (Republicanos).

Foram eleitos sete novos vereadores pela coligação de Jeferson Brun: Delegada Júlia Nunes (PSD), Júlia Nery (PSD),  Jé dos Luminosos (PSD), Guilherme Morelli (PP), Tatá Gaguinho (PP), Christiane Siqueira (Republicanos) e Dr Mario Carneiro (União).

Quatro vereadores são considerados independentes: Itamar Martins (PL), Marina Nalesso (PL), Eduardo Codorna Prando (PL) e Denise Franci (Solidariedade).

Vereador Cobra Transparência do Legislativo

O vereador Eduardo Codorna Prando cobrou do novo presidente Bispo Andre , transparência quanto aos atos e processos do legislativo municipal. ” A prefeitura e os vereadores tem que defender o herário municipal e não empresas que prestam serviços ruins. Eu espero que nesta casa não entre mais nenhum projeto sem documentação, espero que não tramite nesta casa em Audiêcnia Pública nenhum documento faltando memorial descritivo e documentos essenciais para a tramitação de projetos de Lei ” ressaltou o veresdor em seu discurso. “Espero de vossa excelência horários que a população possa participar das audiências públicas e tomar conhecimento do dineiro que será investido e onde será invesito; e que a população possa dar sua opinião sem restrições” completou Eduardo Prando dirigiundo-so ao presidente Bispo André Bueno.

Em 2024 o Portal das Cidades fez uma série de reportagens denunciando a falta de transparência da Câmara Municipal de Itapetininga.

 

Autor

Por Portal das Cidades

O Portal das Cidades é um site de entrevistas e notícias da região de Itapetininga, num novo formato interativo com as plataformas digitais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Portal das Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading