12 de junho de 2025

Na última terça-feira (dia 13/05), o campus Itapetininga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abriu suas portas para a comunidade durante a sexta edição do IF Casa Aberta.

O evento, que acontece desde 2018, tem como objetivo apresentar as diversas atividades e projetos desenvolvidos pelos alunos da instituição, proporcionando um contato direto entre a comunidade e o universo da educação profissional e tecnológica.

A diretora do campus, Carolina Mandarini, expressou sua satisfação com a realização de mais uma edição do evento: “O IF Casa Aberta é muito importante para que a gente possa divulgar as atividades e as ações desenvolvidas pelos nossos estudantes do Instituto Federal de São Paulo.”

A diretora adjunta de ensino, Carolina Carvalho, destacou a variedade de áreas e atividades apresentadas: “Foi maravilhoso! É impossível dizer todas as atividades, nós temos muitas áreas de oferta de cursos e todas elas ofereceram para a comunidade um pouco do que é desenvolvido no campus. Tivemos atividades nas áreas de edificações, física, matemática, mecânica, elétrica, informática e educação.”

Para os alunos, o IF Casa Aberta é uma oportunidade única de compartilhar o aprendizado e inspirar outros jovens.

Jaíne  Silva, estudante do ensino médio integrado em informática e egressa da escola Franco Montouro em Capão Bonito, relatou sua experiência: “Tem sido uma experiência muito legal. É o quarto IF Casa Aberta que eu participei e o terceiro acompanhando a minha antiga escola. É uma experiência muito gostosa porque são alunos que a gente já conhece, professores com quem temos familiaridade. É uma coisa de comunidade mesmo.” Jaí também observou o impacto positivo do evento nos visitantes: “Os alunos chegam muitas vezes com uma sensação de passeio meio desanimados e sempre a sensação ao sair é de felicidade e vontade de voltar. Tanto que, nos anos depois que eu entrei, sempre teve algum aluno de lá que acabou vindo, entrando, porque realmente é uma iniciativa que motiva muitos alunos a virem para a escola no futuro.”

Carolina Mandarini ressaltou a importância da instituição para a região: “O Instituto Federal é uma instituição pública e todo o investimento que ocorre lá, toda a infraestrutura, laboratórios e materiais foram adquiridos por meio de dinheiro público. É um dever nosso enquanto servidores públicos divulgar as atividades que fazemos, abrir a nossa casa literalmente para que as pessoas possam conhecer e perceber que, de fato, com o investimento adequado, é possível fazer uma educação pública de qualidade.” Ela também mencionou o grande público que o evento atrai: “Recebemos este ano 2.600 pessoas no campus no dia 13 de maio. Nos anos anteriores, temos essa média de 2.000 a 2.500 pessoas, o que é uma alegria muito grande. Isso é uma forma de valorização também dos nossos cursos, dos nossos servidores e principalmente dos nossos alunos. Eles são a estrela do IF Casa Aberta.”

Atualmente, o campus Itapetininga do IFSP oferece uma ampla gama de cursos, desde o nível médio até a pós-graduação. São três cursos técnicos integrados ao ensino médio (informática, eletromecânica e edificações), quatro cursos técnicos concomitantes ou subsequentes (mecânica, edificações, eletromecânica e informática), cinco cursos de graduação (licenciaturas em matemática e física, formação pedagógica, bacharelado em engenharia mecânica e tecnologia em sistemas para internet) e dois cursos de pós-graduação lato sensu (ensino de ciências e matemática e desenvolvimento web). Ao todo, a instituição conta com cerca de 900 alunos.

Carolina Carvalho enfatizou o diferencial do ensino integrado: “Os cursos técnicos integrados ofertam ao mesmo tempo a formação geral e a formação técnica. Os alunos saídos do ensino fundamental ingressam conosco para fazer o ensino médio em quatro anos. Eles têm uma sólida formação geral para aqueles que desejam ingressar nas universidades, e também uma sólida formação técnica. Muitos dos nossos alunos saem empregados ou se tornam empreendedores.” Ela também destacou a formação integral oferecida pelo IFSP: “Mais do que bons técnicos, mais do que bons alunos vestibulandos, vamos dizer assim, a gente quer formar boas pessoas que possam contribuir socialmente, consigo mesmas, que enfrentem os problemas e dificuldades e que consigam contribuir com as outras pessoas.”

Jaíne compartilhou a importância do contato prático com o aprendizado: “É muito bom porque você vê alunos, por exemplo, que já estão com a intenção de entrar no IF ou na universidade e que não tiveram contato com o laboratório de química até então. Eles ficam surpresos porque não tiveram esse contato. E aí a gente vê o diferencial porque nós estamos lá dentro, então pra gente é comum. E aí os alunos que vêm de fora a gente percebe que eles não conhecem e a gente apresenta.” Ela também ressaltou como a prática torna o estudo mais atrativo: “Ter o contato com a parte prática é o que torna o estudo mais, torna mais atrativo mesmo, porque isso acaba dando mais sentido nas coisas.”

Um dos projetos de destaque do campus é o protótipo de uma cadeira de rodas motorizada controlada pelos movimentos da cabeça, idealizado pelo professor Carlinhos em parceria com o ex-aluno João Pedro, hoje estudante de medicina na UNIFESP. Carolina Mandarini explicou a relevância do projeto: “Essa tecnologia existe, mas é muito cara e não é acessível às pessoas. O estudo deles está tentando desenvolver esse protótipo com materiais de baixo custo, possibilitando que a maior quantidade de pessoas possível tenha acesso a essa tecnologia e tenha essa qualidade de vida de poder se locomover.”

Ao final do evento, fica o convite para a comunidade. Carolina Carvalho reforçou: “Fica o convite para toda a comunidade de Itapetininga e região para estarem conosco no IF Casa 2026.” A aluna Jaíne  também expressou seu entusiasmo: “Acho que é uma oportunidade muito boa para aqueles que querem ingressar e também para aqueles que têm curiosidade, porque acaba promovendo aí um conhecimento maior da escola e até para as outras cidades, como eu que vim de fora. Muito gostoso estar junto.”

Para aqueles que não puderam comparecer ao IF Casa Aberta e desejam conhecer as instalações e os cursos oferecidos pelo campus Itapetininga, Carolina Mandarini deixou um recado: “Nós estamos à disposição, somos uma instituição pública e estamos abertos a toda a comunidade. Mandem uma mensagem para a gente no e-mail de contato que está no site do campus, tem os nossos e-mails particulares também. Entrem em contato conosco para falar: ‘Olha, eu gostaria de conhecer’. Venham, a gente marca um dia e um horário e teremos o maior prazer de receber a todos.”

Autor

Por Portal das Cidades

O Portal das Cidades é um site de entrevistas e notícias da região de Itapetininga, num novo formato interativo com as plataformas digitais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Portal das Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading