Brasil Em Dia
A Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos, sancionada em novembro de 2023 e em vigor desde fevereiro deste ano, já demonstra resultados positivos. A nova legislação, que visa aumentar o número de doadores no Brasil, tem promovido uma série de ações para incentivar a doação e combater a desinformação sobre o tema.
Uma das principais medidas previstas pela lei é a intensificação de campanhas educativas, especialmente durante a última semana de setembro, quando se celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Além disso, a nova política busca levar informações precisas sobre o transplante para as escolas, com o objetivo de conscientizar as futuras gerações sobre a importância desse ato solidário.
Os dados dos primeiros meses de vigência da lei são animadores. Entre janeiro e junho deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 14.350 transplantes, um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram realizados 13.900 procedimentos. O número de doadores também cresceu, passando de 16,5 para 19 por milhão de habitantes.
Os órgãos mais doados foram rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão, demonstrando a grande demanda por esses transplantes no país.
Fonte – Canal Gov