O perfil do instagram @marcospaidaalice tornou-se um espaço de troca de experiências e incentivo à socialização de autistas. A iniciativa foi de Marcos Marcondes Machado, pai da Alice, uma autista nível três de suporte não verbal.
Marcos é corretor de seguros e , há algum tempo, faz um trabalho para a socialização da filha autista. Alice acompanha o pai no trabalho, em caminhadas pela cidade, nas compras de supermercado e tudo é postado no perfil do instagram diariamente.
”A minha filha Júlia, que é a irmã mais velha da Alice, teve a idéia de começar a postar no Instagram o dia a dia de uma autista nível três de suporte não verbal” conta Marcos.
Ele destaca que “a própria família acaba isolando o autista, no sentido de proteger”.
A divulgação da rotina de socialização da Alice tem sido um incentivo às famílias de autistas, para romper o isolamento social. E não fica só nisso, muitas mães também utilizam o perfil para contar as histórias das famílias atípicas e trocar experiências.
O perfil @marcospaidaalice conta atualmente com 46.800 seguidores.
Marcos confessa que se surpreendeu com o impacto e a repercussão do perfil no instagram. A Alice tem seguidores em todo o Brasil e em vários países. Ele conta que a maioria são mães atípicas. “Infelizmente os pais acabam, de certa forma, abandonando, é uma rotina pesada e muito estressante” diz Marcos sobre os cuidados diários de um autista.
“O que eu faço não tem nada de especial, tem boa vontade de cuidar dela” afirma o pai da Alice. “Apesar de Alice ter 29 anos, a gente acaba vendo ela sempre como uma eterna criança” conclui.